TAIÓPREV obtém certificação no Nível I do Pró-Gestão RPPS

No final do ano de 2021 o TAIÓPREV passou por processo de auditoria, com o Instituto de Certificação Qualidade Brasil – ICQ BRASIL, para analisar o cumprimento de 24 (vinte e quatro) ações nas dimensões de Controle Interno, Governança Corporativa e Educação Previdenciária, resultando na obtenção da certificação no Nível I do Pró-Gestão RPPS.

Além de melhorar os processos internos, trazendo mais eficiência e eficácia às ações desenvolvidas, a certificação garante ao TAIÓPREV a condição de Investidor Qualificado, possibilitando maior diversificação dos investimentos financeiros.

Em termos comparativos, essa certificação equiparara-se a Certificação ISO 9000.

A certificação recebida em 11 de janeiro de 2022, tem validade de 03 anos e durante esse período o Instituto assegurará a manutenção do cumprimento das ações, visando a melhoria contínua dos bons padrões estabelecidos.

O resultado obtido é fruto do comprometimento e trabalho sério desenvolvido pela Diretoria Executiva, Conselheiros, Servidores, Administração Municipal e pela participação de todos os segurados.

Clique aqui para ver o Certificado

O que é o Pró-Gestão RPPS?

O Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios – Pró-Gestão RPPS, instituído pela Portaria MPS nº 185/2015, é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão e proporciona benefícios internos e externos à instituição.

Externamente, ela pode obter maior credibilidade e aceitação perante outras organizações com as quais se relaciona. Internamente, obter um certificado de conformidade ajuda a conhecer a instituição e melhorar os seus processos, evitando retrabalho, reduzindo custos e alcançando mais eficiência.

Cada uma das 24 (vinte e quatro) ações avaliadas pelo Programa possui 4 (quatro) níveis de aderência, que representam os diferentes graus de complexidade que poderão ser atingidos, desde o Nível I, até o Nível IV. Importante destacar que os níveis mais elevados da certificação (III e IV) possuem graus de exigência que muitas vezes demandam uma estrutura organizacional mais robusta da unidade gestora do RPPS, com maior número de servidores e maior custo de manutenção, dessa forma sendo mais acessíveis aos RPPS de médio e grande porte. Por essa razão, o fato de um RPPS ser certificado no Nível I ou II não significa que ele tenha um baixo grau de governança, mas sim que demonstrou ter alcançado um nível de governança adequado ao seu porte e estrutura organizacional, como é o caso do TAIÓPREV

Todas as informações sobre o Programa estão disponíveis no site do Ministério da Economia: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico/pro-gestao-rpps-certificacao-institucional