No ano 2023, diferente dos últimos 3 anos, o TAIÓPREV apresentou resultado acima da meta atuarial prevista para o período.
Durante todo o ano o Comitê de Investimentos trabalhou incansavelmente na busca de melhores resultados. Tiveram vários momentos de capacitação, participação em congressos, tudo para deixar o órgão mais seguro em suas decisões. E com o suporte da Assessoria de Investimentos, realizou mudanças na carteira de investimentos que corroboraram para o resultado no final do período.
A estratégia adotada pelo Comitê sempre foi em busca do melhor resultado em médio e longo prazo com o menor risco. Dessa forma, no decorrer do ano, decidiu-se pelo aumento do percentual em aquisição de títulos públicos e de letras financeiras com uma taxa acima da meta atuarial. Além de manter uma posição em ativos de renda variável (fundo de ações) e de ativos em renda fixa de longo prazo (IMA-B e IMAB-5+).
Todas essas medidas contribuíram para que o TAIÓPREV encerrasse o ano de 2023 com uma rentabilidade acima de 130% da meta estabelecida. A meta estabelecida para o ano 2023 foi de 9,58 % e a rentabilidade obtida foi de 12,66%.
As consequências desses resultados positivos são várias, sobretudo uma possível redução no déficit atuarial do TAIÓPREV.
Em resultados financeiros, durante o ano 2023, a carteira de investimentos do TAIÓPREV rendeu R$ 7.232.729,93 (sete milhões, duzentos e trinta e dois mil, setecentos e vinte e nove reais e noventa e três centavos), encerrando no dia 31/12/2023 com um caixa de R$ 65.446.837,41 (sessenta e cinco milhões, quatrocentos e quarenta e seis mil, oitocentos e trinta e sete reais e quarenta e um centavos).