MARÇO LILÁS, AMARELO E AZUL MARINHO

O mês de março é marcado por três campanhas vinculadas aos cuidados com a saúde. As cores utilizadas para impulsionar o debate são: lilás para falar da prevenção ao câncer do colo do útero; amarelo para endometriose; e azul-marinho para câncer colorretal.
A campanha Março Lilás consiste na conscientização e atenção aos cuidados e prevenção contra o câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical. A doença é silenciosa nos estágios iniciais e geralmente está relacionada à infecção pelo vírus HPV, sendo possível o diagnóstico através do exame papanicolau, onde as células do colo do útero são coletadas e analisadas para identificar a possível presença de lesões.
O Março Amarelo é uma campanha mundial que tem por objetivo reforçar as discussões acerca da endometriose, uma doença que atinge cerca de 176 milhões de mulheres, em todo o mundo, sendo mais de 6 milhões somente no Brasil. Embora seja uma doença comum, ainda é pouco conhecida e costuma demorar a ser detectada, podendo levar alguns anos até o diagnóstico definitivo após o aparecimento dos primeiros sinais.
Por fim, o Março Azul-marinho visa mobilizar e conscientizar a população e os profissionais de saúde a respeito dos riscos do câncer colorretal. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) calculam que em 2020, foram detectados cerca de 20.470 novos casos da doença em mulheres e 20.520 em homens. Em geral, os sintomas que podem indicar a existência da doença são a perda de peso sem motivo aparente, anemia, constipação, diarreia e sangue nas fezes, tendo como fatores de risco a obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e consumo de alimentos processados.
O TAIÓPREV, alerta a todos os seus segurados sobre os mecanismos existentes de prevenção, informando que o diagnóstico precoce é fundamental para o aumento das chances de cura e também pode ser feito através de exames periódicos disponíveis nas redes pública e privada.