O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde, o número de idosos que testaram positivo para o vírus quadruplicou entre 2011 e 2021.
O Dia Mundial de Combate a Aids é lembrando sempre em 1º de dezembro, principal data da campanha Dezembro Vermelho. O último mês do ano foi escolhido desde 2017 para a mobilização nacional, chamando a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas que vivem com o vírus HIV.
A Prevenção é sempre a melhor opção!